/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quarta-feira, 18 de junho de 2014

“Apesar do veto parcial, a presidenta Dilma manteve o piso salarial e os seus fundamentos. Este veto não tira o brilho desta conquista pelos ACS.

 

Dilma sanciona parcialmente piso salarial dos agentes comunitário


Depois de nove anos de luta a presidente Dilma Rousseff sancionou parcialmente a Lei n° 12.994, de 17 de junho de 2014, que institui piso salarial de R$ 1.014 para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira.

Relator dos projetos das duas categorias na Câmara dos Deputados, o deputado federal Domingos Dutra (SD/MA), que esteve presente com os agentes até o último prazo para a presidente sancionar o projeto comemora a aprovação da lei. 

“Apesar do veto parcial, a presidenta Dilma manteve o piso salarial e os seus fundamentos. Este veto não tira o brilho desta conquista pelos ACS. Desconheço uma categoria que em oito anos tenha conquistado duas emendas constitucionais e duas leis ordinárias como os ACS e ACE. Estou feliz por ter participado como relator deste momento histórico”, comemorou Dutra.

O artigo que estabelecia o reajuste anual sendo corrigido em 1° de janeiro de cada ano foi vetado por Dilma, mas de acordo com a Dra. Elaine Alves, assessora jurídica da confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), a luta continuará.
“A sanção é um prêmio para a categoria por nunca ter desistido. Como de costume, veio com muita luta e com a certeza de que precisamos continuar lutando para que a vitória seja completa”, disse ao afirmar que a categoria precisa estar ainda mais unida para tentar junto com os parlamentares a derrubada dos vetos.

“Com os vetos da presidente a categoria deverá de mobilizar mais uma vez junto com parlamentares, especialmente o deputado Domingos Dutra, para derrubada dos vetos”, explicou.

Para a presidente da Confederação, Ruth Brilhante, a sanção é um misto de emoções, pois, de acordo com ela, os agentes estão muito felizes, mas decepcionados com os vetos.
“Nós estamos felizes pela sanção, mas tivemos uma grande decepção com o veto do reajuste anual e o prazo para indexar o plano de carreira”,


Tanto a Dra. Elaine Alves como Ruth Brilhante foram categóricas ao parabenizar o deputado federal Domingos Dutra pela luta junto à categoria.
“O deputado Domingos Dutra está de parabéns, pois ficou com a gente até o último prazo para a sanção. Queremos parabenizá-lo pelo excelente trabalho dedicado aos agentes comunitários de saúde”, parabenizou.


Após receberem a notícia da sanção, na manhã de hoje os Agentes se reuniram na Câmara dos Deputados, onde fizeram uma grande roda de oração em agradecimento pela aprovação da lei.
fonte Domingos Dutra

4 comentários:

  1. agora com a sanção parcial do projeto de lei que, agora é lei nós deixamos de ser funcionários públicos da saúde para sermos escravos públicos da saúde, porque, com a aprovação do PISO SALARIAL NACIONAL, e o VETO do ARTIGO que nos dava o direito de aumento anual, nós já passaremos a ter perdas a partir do ano que vem, sejamos sinceros, quem vai ganhar com esse PISO nós os AGENTES que trabalhamos ou os GESTORES que congelaram nosso salário até sabe lá quando, não temos que aceitar isto assim dessa maneira vamos mostrar para ESSA PRESIDENTE, que nós temos poder, que não se pode fazer pouco caso de uma categoria como a nossa, sou ACE e tenho dito.

    ResponderExcluir
  2. ROBERTO, como fica nossa situação a partir de agora com esses VETOS parciais?

    ResponderExcluir
  3. Q bloGueiro é Esse Q ñ Responde Nenhum Comentario?

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO