Profissionais de saúde do Haiti importarão Programa de Agentes Comunitários de Salvador
Profissionais de saúde do Haiti encerraram nesta quinta-feira (15) uma visita às unidades de saúde do município de Salvador para conhecer de perto o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). O objetivo era entender o funcionamento do serviço e importar a experiência baiana.
O grupo é formado por dois médicos, dois enfermeiros e três agentes comunitários de saúde, que está sendo acompanhado pela representante do Ministério da Saúde, Estela Padilha, e pela enfermeira Joelma Pinheiro Meira Barbosa, professora da Escola de Formação Técnica Professor Jorge Noviz, responsável por ministrar cursos voltados para formação de agentes comunitários de saúde no Haiti.
O médico Jean Douly Callof, formado em Cuba com especialização em medicina comunitária e com doutorado em doenças infecto-contagiosas, disse estar impressionado com o programa brasileiro. “Tudo o que aprendemos na teoria do SUS podemos observar durante as visitas como de fato funciona na prática, os inibidores e as estratégias adotadas para minimizar ou solucionar as dificuldades. Percebemos que o sistema está em constante construção e isso ajudará muito na implantação do Programa no nosso país”, afirmou. Já a médica Michelle Ponponneau, diretora de saúde da cidade haitiana Carrefour, destacou a organização do trabalho executado pelos ACS por divisões de áreas. “Será enriquecedor levar para o Haiti esse vasto conhecimento obtido, levando em consideração a realidade social, epidemiológica e cultural do nosso país”.
O grupo visitou a Unidade de Saúde da Família Santa Luzia, o Centro de Saúde Cardeal da Silva e o Centro de Atenção Psicossocial Aristides Novis, em Brotas, onde participaram de palestras, rodas de conversa com profissionais e comunidade, debateram assuntos de planejamento e estratégia local e realizaram visitas domiciliares. Também visitaram as Unidades de Saúde do Distrito Sanitário da Liberdade e neste último dia estiveram nas Unidades de Saúde da Família Joanes Centro Oeste e Leste, no Distrito Sanitário de Itapagipe, e na Unidade de Saúde da Família San Martin, onde acompanharam uma reunião com a comunidade sobre Tuberculose.
Fonte: Portal SMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!