/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

segunda-feira, 19 de março de 2012

Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS)Haiti importarão Programa de Agentes Comunitários



Profissionais de saúde do Haiti importarão Programa de Agentes Comunitários de Salvador

Profissionais de saúde do Haiti encerraram nesta quinta-feira (15) uma visita às unidades de saúde do município de Salvador para conhecer de perto o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). O objetivo era entender o funcionamento do serviço e importar a experiência baiana.

O grupo é formado por dois médicos, dois enfermeiros e três agentes comunitários de saúde, que está sendo acompanhado pela representante do Ministério da Saúde, Estela Padilha, e pela enfermeira Joelma Pinheiro Meira Barbosa, professora da Escola de Formação Técnica Professor Jorge Noviz, responsável por ministrar cursos voltados para formação de agentes comunitários de saúde no Haiti.

O médico Jean Douly Callof, formado em Cuba com especialização em medicina comunitária e com doutorado em doenças infecto-contagiosas, disse estar impressionado com o programa brasileiro. “Tudo o que aprendemos na teoria do SUS podemos observar durante as visitas como de fato funciona na prática, os inibidores e as estratégias adotadas para minimizar ou solucionar as dificuldades. Percebemos que o sistema está em constante construção e isso ajudará muito na implantação do Programa no nosso país”, afirmou. Já a médica Michelle Ponponneau, diretora de saúde da cidade haitiana Carrefour, destacou a organização do trabalho executado pelos ACS por divisões de áreas. “Será enriquecedor levar para o Haiti esse vasto conhecimento obtido, levando em consideração a realidade social, epidemiológica e cultural do nosso país”.

O grupo visitou a Unidade de Saúde da Família Santa Luzia, o Centro de Saúde Cardeal da Silva e o Centro de Atenção Psicossocial Aristides Novis, em Brotas, onde participaram de palestras, rodas de conversa com profissionais e comunidade, debateram assuntos de planejamento e estratégia local e realizaram visitas domiciliares. Também visitaram as Unidades de Saúde do Distrito Sanitário da Liberdade e neste último dia estiveram nas Unidades de Saúde da Família Joanes Centro Oeste e Leste, no Distrito Sanitário de Itapagipe, e na Unidade de Saúde da Família San Martin, onde acompanharam uma reunião com a comunidade sobre Tuberculose.

Fonte: Portal SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO