SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Zé Neto vai até Mairí dialogar com Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias




Deputado esclareceu dúvidas com relação ao processo de seleção pública, efetivação, plano de carreira, insalubridade, dentre outros pontos de interesse da categoria



Com o objetivo de discutir assuntos como desprecarização salarial e pautar as negociações em torno do Projeto de Lei nº 6.111/09, que regulamenta o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) em todo o país, o deputado estadual Zé Neto esteve reunido com representantes da categoria no município de Mairí nesta terça-feira (17).

Zé Neto colocou em pauta o Prêmio Edno Batista Rebouças, promovido pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que prevê uma gratificação para os Agentes que se destacarem no combate ao mosquito da dengue, mais uma ação governamental que visa valorizar o trabalho da categoria.

“Estamos trabalhando para reformular algumas questões que estão sendo consideradas pelos ACE como entraves para o recebimento do prêmio, como a forma de contratação, por exemplo e a situação de precarização dos vínculos empregatícios, por isso estamos dialogando com os gestores municipais em defesa da desprecarização”, pontuou o deputado.

O parlamentar lembrou sua luta, juntamente com Roque Onorato, o Agente de Saúde com maior tempo de atuação no estado, para criar a Federação Baiana dos Agentes Comunitários de Saúde (FEBACS) e pontuou outras conquistas históricas da categoria. Zé Neto falou da importância do trabalho desenvolvido pelos Agentes na comunidade, e frisou a necessidade de buscar qualificação para melhorar as condições financeiras desses profissionais.

Encontro com Lula - Aproveitando a visita do presidente Lula à cidade de Feira de Santana no dia 23 de julho, Zé Neto mobilizou ACS e ACE de mais de 200 municípios baianos para entregar um documento ao chefe do Executivo Nacional relembrando os momentos históricos da categoria e solicitar, emergencialmente, o envio do Projeto de Lei n° 6.111/2009 à Câmara dos Deputados.

Além da entrega da Carta, Lula recebeu Zé Neto nos camarins do Segundo Encontro Nacional da Agricultura Familiar, o qual foi até Feira de Santana para prestigiar, e tratou mais detalhadamente da questão dos Agentes. Na fala do presidente, o mesmo deixou claro ao deputado seu apreço pela categoria e o reconhecimento de sua importância para a saúde do país, além de ter exposto que já havia pedido à Casa Civil um acompanhamento minucioso do assunto.

Acesse nossa galeria e confira as fotos do encontro.




Autor: Lorena Teixeira

Um comentário:

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO