|
Parlamentares do PSC articulam votação do Piso dos ACS e ACE no Senado
Na tarde desta quarta-feira (09), o deputado federal André Moura (PSC/SE) foi até a Presidência do Senado, para pedi ao pres. Renan Calheiros (PMDB/AL) comprometimento em agilizar a votação do PL 7495/06 que fixa o piso salarial dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias, após apreciação no plenário da Câmara, que ocorrerá no dia 13 de maio. Acompanhavam o líder do PSC na Câmara dos Deputados, o senador Eduardo Amorim (PSC/SE) e a diretoria da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde (CONACS).
Explicando a importância da aprovação da matéria e a necessidade de ocorrer de forma célere também no Senado, uma vez que a categoria luta por melhores condições salariais há oito anos, André Moura destacou que "sem o trabalho de base executado pelos profissionais, o gasto com a saúde pública seria ainda maior, pois não haveria quem atuasse na prevenção de doenças ainda em casa, desafogando o Sistema de Saúde, que vive um caos diário".
Após a explicação, o presidente do Senado, Renan Calheiros, falou que acompanhou o comprometimento do líder André Moura para conseguir a data da votação no dia 13 de maio e se comprometeu em colocar na pauta para apreciação dos senadores, caso aprovado na Câmara, em até uma semana após o encaminhamento. "Compreendo o trabalho dessa importante categoria, sei que é uma luta longa e árdua, portanto, firmo este compromisso com a CONACS".
O senador Eduardo Amorim, elogiou o trabalho de interlocução do líder André Moura na Câmara. "Vejo o esforço de André negociando com o Governo Federal e com a CONACS, fui a algumas reuniões com representantes da classe e apoio de forma irrestrita o pleito. Não podemos deixar nossos trabalhadores da saúde abandonados", acresceu.
Ao receberem a notícia do apoio de Renan Calheiros, com a promessa de agilidade de votação, os agentes ficaram emocionados e agradeceram ao deputado André e a todos que tem abraçado a causa.
Obstrução - vale lembrar que na noite desta terça-feira após anúncio de obstrução anunciado pelo líder André Moura e seguido pelo PDT e PV, o presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves convidou-os para uma reunião e André Moura, como interlocutor nas negociações entre a categoria e o Governo Federal, disse que só desobstruiria a sessão quando houvesse uma data definida, pois esta já foi protelada inúmeras vezes. Percebendo a firmeza de André Moura, o presidente da Câmara empenhou sua palavra e agendou para o dia 13 de maio. O senador Eduardo Amorim também esteve presente à Sessão e manifestou apoio aos Agentes.
AssCom/AM
Foto: Fernando Chaves |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!